Introdução

Guia de Recuperação de Rompimento: Introdução

Ser rejeitado é um saco. Eu não consigo descrever quanta dor eu sentia quando o meu relacionamento acabou. Os primeiros 6 meses eu vivi no inferno: Eu estava no piloto automático, completamente inconsciente do que eu estava fazendo, completamente miserável.

Aquele período ainda é uma neblina, encoberto nos gritos de dor enquanto eu me deixava ser levada pra lá e pra cá. Os 12 meses seguintes foram um pouquinho melhores, mas ainda um processo muito lento de cura gradual.

Eu sofri mais do eu poderia jamais ter imaginado a medida que eu me deixei ser magoada pela rejeição, e depois ser empurrada pra lá e pra cá pelo meu ex- somente para ser rejeitada de novo e de novo (eu descobri mais tarde que o meu ex- tinha estado me traindo, rompeu por culpa mas desprezou a nova parceira e me queria apaixonadamente de volta, mas não podia suportar ferir-me mais, então ficava me afastando somente para rejeitar-me de novo e de novo achando que seria melhor para mim nunca saber da verdade... uma completa bagunça, não é?).

Eu deixei a provação toda essencialmente me destruir e desperdiçar a minha vida por um ano e meio.

Era incompreensível para mim como esperavam que eu fosse levando em frente como se nada tivesse acontecido. Gravidez, morte na família, doença séria... você tem permissão para afastar-se do trabalho ou escola. Mas quando o seu coração está partido, esperam que você continue em frente como se nada tivesse acontecido.

Tristeza sem fim

Por um ano inteiro eu chorei muitas vezes todo dia (literalmente). Longos períodos de total desamparo. Autopiedade. Autoódio. choro Dormência, totalmente morta por dentro. Total solidão e isolamento.

A medida que eu caminhava pelas ruas sem um propósito, eu não podia entender como qualquer pessoa perto de mim poderia ser feliz quando o mundo era tão obviamente miserável e a vida era tão sem-sentido. As pessoas passavam por mim, me tocavam, mas eu sentia que eles viviam em um universo diferente do meu mundo de tristeza sem fim. Todo casal de mãos dadas era um insulto pessoal para mim.

Mas não só casais eram um insulto para mim. Esquinas, paredes de prédios, grama, comida, chuva, o sol… tudo no universo estava contra mim, e ninguém nem nada poderia entender a minha dor.

Eu tive constantes pensamentos de suicídio. E constantemente dizia a meus amigos da minha esperança e dramaticamente detalhava os planos para simplesmente acabar com a dor (meus pobres amigos, ah…).

E a ironia é que eu sempre fui alegre e ativa. Só serve para mostrar que um rompimento ruim pode destruir qualquer um.

Nenhuma Ideia de Como me Curar

Nada na vida ensina a você o que realmente está acontecendo com você, porque está acontecendo com você e o que você deve fazer quando for rejeitada.

Um monte de clichês e chavões são verdadeiros ("o tempo cura todas as feridas", "grande oceano, muito peixe", "algum dia você mal se lembrará do porquê de toda esta confusão"), mas eles não ajudam muito enquanto você está realmente passando por isto.

O tom alegre sem fim de alguns amigos e guias de autoajuda lá fora me pareciam irreais e beiravam o absurdo, me fazendo desconsiderar ainda mais suas mensagens enquanto eu estava sofrendo.

E algumas das explicações acadêmicas tradicionais do que eu estava passando não pareciam aplicar-se a minha situação de jeito nenhum. Por exemplo, eu olhava o modelo Kübler-Ross model os cinco estágios de mágoa. Claro que há elementos disso nos meus sentimentos e padrão de recuperação, mas eu estava completamente perdida, as emoções viam em ondas, e eu passei por muito mais profundas emoções e estágios em um dia que o modelo descreve ocorrer no curso de todo o período de lamentação.

A Recuperação Começou Depois de Seguir Bons Conselhos

Eu fico embaraçada de admitir agora quanto tempo eu passei na internet lendo teorias de rompimento, foros, histórias e conselhos. Eu devo ter passado centenas de horas em foros absorvida em milhares (dezenas de milhares??) de histórias de pessoas que foram rejeitadas. Além disso, eu passei muito mais tempo em todas as revistas de psicologia, blogues de relacionamento, sites de "profissionais" que oferecem serviços pagos para ajudar você... é só dizer o nome, eu estava provavelmente no site.

Os chavões alegres do meus amigos não foram úteis. Mas eu consegui muitos ótimos conselhos de muitas pessoas na internet. Eu ignorei a maioria deles no princípio, mas eventualmente eu comecei a aplicá-los a minha própria situação, e pouco a pouco eu me curei.

Então eu tentei juntar em um lugar tudo que eu aprendi e observei de todas as histórias que eu li, e dar a você um guia real, não uma droga de guia com falsas alegrias para recuperação.

É verdade que todo relacionamento é diferente e a sua situação é verdadeiramente única. Mas, também é verdade que é pelas mesmas razões que todos nós sofremos a dor de ser rejeitados, e toda recuperação pode ser ajudada pelas mesmas ideias e estratégias.

Este guia não tem nenhuma dica mágica; o processo de recuperação vai ser doloroso não importa o que você faça e quão perfeitamente você lide com si mesma. E não importa o que qualquer guia de autoajuda tente vender a você, vai levar um tempo, vai doer, e a única coisa que você acha que mais quer - voltar para o seu ex- - é muito, muito improvável de acontecer.

O Guia: Honesto, Sem absurdos

Neste guia, eu tento explicar o que realmente está acontecendo com você depois de um divórcio ou fim de um relacionamento, descreve as melhores estratégias para recuperar-se tão rápido e forte quanto possível, mostra que armadilhas evitar e descreve o que fazer nas situações mais traiçoeiras que surgem.

É o guia que eu desejaria ter tido quando eu fui rejeitada.

Arrependimento Pelo Tempo Perdido

A memória de todo o mundo de seus relacionamentos e seus rompimentos são diferentes, obviamente. Mas o que será o mesmo é isto: arrependimento enorme pelo tempo depois do rompimento que eu passei afundando-me na minha própria miséria. Eu perdi mais de um ano da minha vida. Eu estou com mais raiva disto que qualquer coisa tendo a ver com o relacionamento ou o rompimento. Ser rejeitada/o machuca tanto, mas você se curará. Eventualmente todo o mundo se cura. A questão real é quanto tempo você vai desperdiçar antes de fazê-lo... e quantas outras coisas importantes você destruirá no processo, como amizades, laços familiares, escola/carreira, a sua saúde, e mais.

Controle A sua Recuperação

Há muitas coisas que você pode fazer para minimizar a dor e acelerar a sua recuperação. Todo mundo comete erros no processo de recuperação, todo mundo passa pelos estágios de súplica e lamentação, todo o mundo se atola e sente autopiedade e ódio por si mesmo. Mas quanto mais cedo você puder compreender o que está acontecendo a você e realmente apegar-se as ideias básicas que eu descrevo aqui, mais cedo você vai curar-se e voltar para si mesma.

sea1

A boa notícia é que quando a sua recuperação estiver terminado, você acabará com uma versão melhor de si mesma que era antes.

Eu sei disso por mim, eu cresci tanto. Eu olhei para dentro do abismo da tristeza, traição e solidão e percebi que eu posso sobreviver, crescer e prosperar. Eu estou orgulhosa de ter passado por tal provação e sair disto mais forte, mais confiante em mim mesma, e uma pessoa melhor, mais profunda e mais empática.

Eu tenho certeza que você também passará por isto e sairá como uma pessoa melhor. Pode parecer loucura agora pensar nisto, mas algum dia - espero que logo - você se sinta deste jeito também.

100% Livre

A minha meta com este guia é ajudar qualquer um que possa beneficiar-se destas palavras. É a minha maneira de ser altruísta e compensar por toda a ajuda que eu tive de estranhos desconhecidos na internet. Por favor não use-o para qualquer propósito comercial. Mas caso contrário, sinta-se livre para pegar qualquer coisa aqui, use, copie, circule de qualquer modo que quiser.

Eu escrevi isto sozinha, de graça, e sem desejo de conseguir qualquer compensação além da satisfação de ajudar os outros. Eu fico tão enraivecida com os numerosos sites comerciais vendendo soluções milagrosas de rompimento que seria particularmente ofensivo para mim se as minhas próprias palavras fossem usadas para tirar vantagem de rejeitados. Então se você vir alguem tentando usar isto para propósitos comerciais, eu apreciaria se você tentasse fazê-los parar ou, pelo menos, postasse aqui para advertir os outros.

Este guia é feito de muitos artigos separados, cada um dele cobre um tópico importante no processo de recuperação. Você pode ler cada tópico sozinho/a e depois retornar para a página de Lista de Tópico para selecionar um outro tópico. Ou você pode começar com o primeiro tópico e progredir sequencialmente através de cada artigo para cobrir o guia inteiro.

Eu desejo toda sorte para você. Nos momentos mais escuros de tristeza pós-rompimento pode parecer impossível acreditar, mas por favor, acredite em mim que a sua dor eventualmente desaparecerá, tudo isto será só uma memória, e você sairá mais forte e a sua vida será melhor por causa da experiência.