Reconciliando-se

Reconciliando-se com o/a Ex-

As probabilidades que você se reconcilie com o/a ex- e tudo fique bem são extremamente baixas.

Eu sei de experiências pessoais profundamente dolorosas que voltar com o/a ex- é a esperança de viver a que todo rejeitado se agarra primeiro, mas há uma razão pela qual eu enterrei esta seção bem no meio deste guia ao invés da frente. Eu já li centenas (milhares talvez?) de histórias de rejeitados que passaram semanas e meses armando estratégias e esperando conseguir o ex- de volta, mas é incrivelmente raro que isto aconteça...e nos poucos casos em que acontece, é ainda mais raro que dê certo.

As observações que eu fiz neste tópico da minha embaraçosamente longa e profunda análise de tantos posts na internet sobre os últimos anos são este:

Se funcionar, TODA a iniciativa e trabalho de reconciliar-se precisa vir do rejeitador. Ele/Ela é quem rejeitou VOCÊ, afinal de contas. Não importa quanto você ache que implorar, barganhar, ligar, escrever cartas, ser doce, dar presentes, etc., ajudará a convencer o rejeitador...não ajudará.

O Seu/Sua ex- estava com você em um relacionamento. O seu/sua ex- decidiu sair do relacionamento. Se o seu ex- decidir que foi um erro, então ele precisa vir até você, explicar o que aconteceu, engolir o seu orgulho, desculpar-se pela incrível dor que fez você sofrer, e pedir a VOCÊ para voltar. Se houverem questões que ele/ela queira discutir e resolver em um futuro relacionamento, depende dele ou dela vir até você e explicar isto.

Implorar nunca funciona

Ir até o seu/sua ex- e implorar, barganhar, e oferecer o que quer que mude não vai ajudar. Essencialmente nunca funciona, e nos poucos casos dignos de elogio que eu vi onde houve uma reconciliação, foi como um desastre de trem que você poderia ver vindo a milhas de distância: breve, patético, em uma trilha muito curta de colisão maciça, e profundamente destrutivo para o rejeitado.

begging

Então proteja-se.

As reconciliações que eu tenho visto que funcionam comumente acontecem muito rapidamente depois do rompimento, muito frequentemente dentro de horas ou poucos dias. É comumente um rompimento causado por acessos de fúria, o ex- rapidamente percebe o que ele/ela fez e volta rapidamente e implora o perdão. Pessoalmente, eu nunca romperia com alguém não importa quão emocional eu estivesse a menos que eu planejasse, então eu seria muito cuidadosa quanto a este tipo de pessoa. Mas assim é como algumas pessoas - casais - são.

As probabilidades de uma reconciliação de sucesso caem muito depois das primeiras horas e dias. Uma vez que passe aquele período inicial de choque, o/a ex- já teve tempo mais do que suficiente para recuperar-se de qualquer rompimento irracional, sem intenção (quando eles são realmente possíveis!).

Ele ou ela não planeja reconciliar-se. Adicionalmente, a dor que você sente como rejeitado começará a inchar mais e mais ao mesmo tempo, tornando ainda menos provável que uma reconciliação racional de sucesso ocorra.

Ex- usando você

Acontece muito frequentemente que o ex- ou a ex- volte para você parcialmente, querendo alguns benefícios do relacionamento com você, mas ainda não quer realmente voltar.

É duro resistir, porque você quer tanto voltar, e você acha que talvez se você for realmente perfeita para o seu ex- e fizer tudo que ele/ela quer, então vocês voltarão.

Eu já vi muitos casos de rejeitados que aceitam qualquer solicitação do rejeitador: apoio emocional, sexo, data de casamentos e outros eventos, etc. e é sempre, sempre tão horrível observar de fora, porque é tão óbvio que vai acabar em desastre. E claro, sempre acontece.

O ex- está só usando você para sentir-se melhor sobre ele/ela, para fazer a transição para uma vida sem você, conseguir os benefícios que ele/ela quiser sem ter que comprometer-se com um relacionamento real. E você se permite tornar-se uma prisioneira das vicissitudes da nova vida do parceiro.

É tão triste de ver. E sempre causa ao rejeitado mais dor quando finalmente acaba, destrói a auconfiança ainda mais, e prolonga o processo de cura.

Não deixe isto acontecer com você. Se o/a ex- quiser você de volta, ele/ela precisa fazer o trabalho para fazer uma reconciliação completa e começar um relacionamento novo e real. Qualquer coisa de menos é simplesmente cruel, manipulador, e lhe deixará se sentindo muito, muito pior.

prisoner of the vicissitudes of partners new life

Muito ocasionalmente há casos em que eu tenho visto nos foros da internet onde uma reconciliação acontece e funciona bem. É comum depois de um longo período de falta de contato: 6 meses, 1 ano ou até mais é comum.

Eu tenho visto várias situações de reconciliação de sucesso onde o rompimento foi por razões externas, por exemplo ao mudar-se, novo emprego, ou estresse das questões relacionadas com família e filhos, finanças, emprego. Nestes casos, parece que o rejeitador sente que o relacionamento está prendendo-o e quer romper para trabalhar a situação e achar a si mesmo/a. Depois de um período extenso, há clareza na situação e o rejeitador volta. Estas podem realmente ser situações felizes onde o compromisso foi questionado, examinado e depois restaurado para até maior força que se ele nunca tivesse sido testado antes.

Mas por favor não fique muito excitado e pense que isto significa que vá acontecer com você. Acontece tão raramente. É comumente para questões de vida muito específicas. O postador comumente descreve isto como algo parecido com "um milagre" ou "completamente inesperado" ou "espantoso."

Quando você pára de sentir falta deles é quando eles voltam

Muito mais provável é o que eu tenho visto frequentemente nestes conselhos. Você implora, mas sem sucesso. Você então se aflige tanto e quer tanto que o seu/sua ex- volte para você. Mas ele ou ela não volta. Então você fica sem contato, passa meses sofrendo e recuperando-se e trabalhando duro para ficar bem.

Um longo tempo depois, o ex- finalmente torna-se só uma memória sem dor e a sua vida vai bem de novo de todas as maneiras...e então de repente, o ex- ou a ex- aparece e quer voltar. Talvez um novo relacionamento que ele ou ela teve acabou e o ex- quer o seu apoio em sua própria depressão (a ironia de ser a compensação do seu ex!).

Mas independente do porque, você seguiu em frente, a sua vida está melhor e você percebe que não quer voltar. Isto é quando você realmente sabe que se curou.

healed